Psicólogo Alex Pereira Leite

Formação: Universidade São Judas Tadeu – 2011 Especialista em Psicologia do Desenvolvimento – 2015 Psicoterapia para adolescentes e adultos em geral. Psicólogo Educacional no SESI/SENAI Ap. de Goiânia. Psicólogo Clínico na Rede de Psicologia. CRP: 09/10101. Terapia Focada nas Emoções / Psicologia Humanista.

Novos papeis familiares na sociedade atual

A sociedade atual se transforma em velocidades cada vez maiores, hoje vivemos em uma sociedade pautada nas tecnologias, na vida urbana. As relações virtuais tomam importâncias grandiosas na vida das pessoas e das famílias.

As relações familiares sofrem modificações da mesma forma que o estilo de vida das pessoas muda, hoje não é tão sofrível que familiares morem distante um do outro, pois utilizam de ambientes virtuais para manter as relações, sendo assim suficientes para o estilo de vida da sociedade atual. Ao mesmo tempo em que as relações também se tornam muito superficiais pelo mesmo motivo, pois existe a falta do contato humano, o toque do avô com o neto, que mora em outra cidade, a falta da troca de olhares entre casais, que se distanciam por priorizar o crescimento profissional.

Hoje em dia os papéis de cada um dentro da família não estão claramente definidos, o sistema educacional acumula demandas que não conseguem suprir, pois, a expectativa da escola é que os pais devem educar os filhos, para que a escola passe conhecimento. A família não funciona como antigamente, onde existia uma hierarquia de poder estipulada, não é difícil encontrar mulheres chefes de família. Não que seja algo negativo, mas gera conflitos na formação cultural, na formação de crianças e adolescentes, que ao conviver em grupo sentem dificuldades para se identificar aos grupos e de criar sua identidade para o convívio social.

O conceito de igualdade deve ser desvinculado do conceito de justiça, pois os integrantes das famílias estão cada vez mais egocêntricos, descobrindo suas necessidades individuais, deixando a desejar nas vivências sociais e grupais, a necessidade de cada um está cada vez mais heterogênea, deixando os filhos à deriva na sociedade. Independente das mudanças na sociedade, os filhos sempre terão os pais, ou seus cuidadores, como referencia para a construção de sua identidade e personalidade, sendo esses exemplos tomados como negativos ou positivos. O julgamento dos filhos ocorre a partir da identificação com os grupos sociais que convive, onde se sente aceito, definindo então se os pais estão certos ou errados, diferentes de antigamente, onda na sociedade patriarcal os pais sempre tinham razão e os filhos deveriam sempre obedecer.

Futuramente podemos ter pessoas mais críticas em relação aos valores morais e sociais vigentes, mas também podemos aumentar a demanda de problemas psicológicos, já que sem o suporte emocional, muitas crianças e adolescentes não terão o direcionamento adequado para serem aceitos pela sociedade, gerando muitas expectativas e necessidades não satisfeitas.

Um comentário em “Novos papeis familiares na sociedade atual

  1. sophi silva
    07/10/2021

    es gai

    Curtir

Comente aqui

Categorias

Arquivos

Follow Psicólogo Alex Pereira Leite on WordPress.com

Localização

(62) 98298-9802
Disponível no celular e Whatsapp