Psicólogo Alex Pereira Leite

Formação: Universidade São Judas Tadeu – 2011 Especialista em Psicologia do Desenvolvimento – 2015 Psicoterapia para adolescentes e adultos em geral. Psicólogo Educacional no SESI/SENAI Ap. de Goiânia. Psicólogo Clínico na Rede de Psicologia. CRP: 09/10101. Terapia Focada nas Emoções / Psicologia Humanista.

A relação familiar e suas consequências no trabalho.

Ao longo da vida uma pessoa passa por diversas instituições, que o influenciam no seu desenvolvimento e amadurecimento em todos os níveis, individuais e sociais. Cada instituição contribui de uma forma diferente no desenvolvimento do indivíduo.
Dentre as instituições podemos citar a família, o meio social, o trabalho, a escola, dentre outras. Apesar de cada instituição funcionar de uma maneira diferente, com diferentes propósitos e formas de se relacionar, o aprendizado de uma sempre reflete na outra.

Imagine você adulto, trabalhando em uma empresa onde você já sabe tudo o que deve ser feito. Apesar de ter dificuldade em executar as tarefas, tudo está escrito e claro, oportunizando a execução do que é esperado.
Você trabalha em um local onde seu superior te ajuda nas dificuldades. Quando ele percebe sua irritação ou dificuldade diante de uma situação, sempre conversa e tenta entender o problema, sugerindo soluções e indicando possíveis caminhos.
No seu trabalho o seu superior te ouve, permite que você solucione os problemas do seu jeito, mesmo que leve um tempo a mais, já que preza pelo seu aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Quando você realiza algo que considera extraordinário, seu superior é capaz de perceber, valorizando seu trabalho e dedicação, te motivando a se superar em cada momento.
Muitas pessoas podem estar se questionando, sobre a existência de um lugar assim para se trabalhar, posso dizer com certeza que esses lugares existem, apesar de realmente serem raríssimos de serem encontrados, e essa é a questão mais intrigante!
A família é a primeira instituição que o indivíduo é inserido, será que essa instituição está preparando as crianças adequadamente, para então se tornarem adultos e replicarem o que aprenderam na família?

Crianças precisam de orientação dos adultos, ensinando o que deve ser feito, escrever as regras da casa é uma maneira simples de orientar os filhos nas suas tarefas. Muitas vezes diante das dificuldades, as crianças se irritam, gritam e choram, se o adulto se irrita, igual à criança, o que terá para ensinar? É importante manter a calma e entender o problema dos filhos, para poder construir uma solução. Mesmo quando seus filhos se irritam sozinhos em atividades, é importante que o adulto não faça pela criança o que ela já for capaz de realizar, quando os pais permitem que os filhos solucionem os problemas, estão favorecendo seu amadurecimento e desenvolvimento.

As crianças merecem a atenção dos pais, elas sentem muitas vezes a necessidade de agradar e de se sentir aceita pelos pais, porém, se os pais não dão atenção necessária em atividades positivas dos filhos, eles irão conseguir sua atenção de outras formas, seja com comportamentos inadequados ou até mesmo em desobediência, pois, assim, os pais dão atenção reprimindo a atitude da criança.
Quando seremos capazes de nos comportarmos como pais melhores, para então transformar as relações da sociedade de forma mais positiva, deixando de lado nossas próprias expectativas, voltando o olhar para a criança?

Comente aqui

Categorias

Arquivos

Follow Psicólogo Alex Pereira Leite on WordPress.com

Localização

(62) 98298-9802
Disponível no celular e Whatsapp