Psicólogo Alex Pereira Leite

Formação: Universidade São Judas Tadeu – 2011 Especialista em Psicologia do Desenvolvimento – 2015 Psicoterapia para adolescentes e adultos em geral. Psicólogo Educacional no SESI/SENAI Ap. de Goiânia. Psicólogo Clínico na Rede de Psicologia. CRP: 09/10101. Terapia Focada nas Emoções / Psicologia Humanista.

Depressão Infantil

Sabemos atualmente que a depressão pode ser o grande mal do século, diversas pesquisas já apontam no crescimento dessa doença, seja por aumento real na população, seja pelo sistema de medicalização utilizado na saúde, o fato é que a doença se torna um assunto em foco. A depressão infantil é um tema recente e precisa ser visto, por ser uma perturbação que engloba variáveis biopsicossociais.

Apesar das crianças demonstrarem os sinais básicos de depressão como: sofrimento emocional, inibição psíquica global e estreitamento do campo vivencial, crianças menores podem ainda apresentar hiperatividade ou apatia.

Como a criança modifica seu pensamento e forma de ver o mundo com o passar dos anos, os sinais apresentados também variam de acordo com a capacidade de se expressarem e entenderem o mundo, dentre os principais sintomas da depressão infantil podemos citar os problemas de socialização, a ansiedade, sentimento de rejeição, distúrbios do sono, perda ou amento do apetite sem causa, cansaço excessivo, irritabilidade, entre outros.

Trazendo para o senso comum, no dia a dia, observando as crianças podemos concluir que estão sempre em atividade, com energia para explorar o mundo, sempre conhecendo e descobrindo coisas novas. Uma criança que está sempre quieta, não brinca com outras da mesma idade, não se interessa por nenhum tipo de brinquedo ou brincadeira, nos chama a atenção, porém, muitos podem rotula-la de tímida ou comportada não percebendo que pode haver algo além disso.

A depressão infantil faz com que a criança perca a iniciativa, com isso, deixe de aprender prejudicando seu amadurecimento nas fases de desenvolvimento seguintes. Não significa que toda criança quieta ou tímida está com depressão, crianças podem ter características diferentes, assim como os adultos. Somente um especialista pode dar um diagnóstico preciso sobre uma doença tão perigosa.

É essencial que os pais sempre conheçam e façam parte da vida dos filhos, entendendo e auxiliando nas dificuldades. Sempre que tiverem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho ou sobre comportamentos que considerar inadequados, procure um especialista para obter orientações e informações.

Um comentário em “Depressão Infantil

  1. Pingback: Depressão Infantil | Psicólogo Alex Leite

Comente aqui

Categorias

Arquivos

Follow Psicólogo Alex Pereira Leite on WordPress.com

Localização

(62) 98298-9802
Disponível no celular e Whatsapp