Formação: Universidade São Judas Tadeu – 2011 Especialista em Psicologia do Desenvolvimento – 2015 Psicoterapia para adolescentes e adultos em geral. Psicólogo Educacional no SESI/SENAI Ap. de Goiânia. Psicólogo Clínico na Rede de Psicologia. CRP: 09/10101. Terapia Focada nas Emoções / Psicologia Humanista.
Para que crianças com problemas de comportamento aprendam habilidades sociais, pode se fazer um trabalho em grupo com os mesmos, auxiliando as crianças de forma lúdica a diminuírem a ocorrência desses comportamentos, identificando os estímulos que o levam a se comportar de forma inadequada, oferecendo outros estímulos para que as crianças aumentem seu repertório social.
As crianças podem ser separadas pela idade e pelo tipo de comportamento, para que se defina um mesmo objetivo no treinamento de habilidades sociais. Como os problemas de comportamento podem afetar os três aspectos do déficit de habilidades sociais (de aquisição, de desempenho e de fluência), todos devem ser trabalhados na intervenção, sendo esse problema internalizante ou externalizante.
Se o problema de comportamento for a falta de uma habilidade, deve se trabalhar o déficit de aquisição, se o comportamento ocorre em frequência diferente do esperado, deve se trabalhar o déficit de desempenho, e se o problema de comportamento for a eficiência do mesmo, deve se trabalhar o déficit de fluência.
Para se trabalhar esses problemas o método de vivência parece ser o mais adequado, as crianças naturalmente já se sentem engajadas a realizarem tarefas que simbolizem o cotidiano, sendo a atividade reforçadora, gerando demandas do dia a dia, auxiliando as crianças a aprenderem o comportamento na prática.
O facilitador que orienta essa vivência deve se atentar aos objetivos e necessidades do grupo, dando instruções claras e se certificando de que as crianças estão entendendo. Ao final da intervenção a criança adquire os comportamentos adequados e desenvolvem habilidades de autocontrole e expressividade emocional.
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